nossos valores

+Ser – Ter

Com quase 40 anos de história e experiência, a Escola Neneca tem como conceito o + SER – TER. Mas o que isso significa na prática?

O consumismo, seja adulto ou infantil, revela uma falta de conexão consigo mesmo. A ânsia excessiva por TER significa uma falta de SER. Aqui na Escola Neneca, valorizamos mais o SER do que o TER. Estimulamos o protagonismo da criança dentro do abordagem pedagógica Reggio Emilia e potencializamos as habilidades de cada criança com respeito, escuta, interação e socialização.

Neste sentido, concentramos esforços e compartilhamos com as famílias a ideia de que investir tempo nas crianças é mais importante do que aplicar recursos. A presença, com qualidade, tem mais valor para o desenvolvimento livre e saudável do que as coisas materiais. Acreditamos que esse conceito de + SER – TER traz luz à essência de cada um e abre espaço para reflexões sobre o que realmente tem valor. Um presente confeccionado com as prórpias mãos ou um item de preço elevado? Um abraço ou um doce?

Planejamos nossas atividades para que a conexão, o afeto e a presença sejam priorizados, inclusive em datas comemorativas. Criamos um ambiente, em parceria com as famílias, no qual a criança se sente parte deste sistema, respeitada dentro de todas as suas capacidades e diferenças. Nossos valores têm, portanto, foco em indivíduos felizes no presente e no futuro.